NESTA TERÇA-FEIRA (12): Campanha contra sarna e piolho será realizada na Praça de São Cristóvão

Após o evento todas as unidades de Saúde da Família farão a campanha em cada bairro de Cabo Frio


Nesta terça-feira (12) vai ser realizada a campanha contra escabiose (sarna) e pediculose (piolho) na Praça de São Cristóvão, das 9h às 11h30. A ação conta com sete médicos, cinco enfermeiros, dez agentes comunitários e distribuição de medicamentos. Após o evento todas as unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESFs) farão a campanha em cada bairro da cidade.


De acordo com o coordenador médico dos ESFs do município de Cabo Frio, Rafael Almenara, o número de casos de atendimentos nas UPAs e queixas nos postos de saúde aumentaram. "A campanha tem o objetivo principal de tratar os casos já instalados e investigados com o intuito de diminuir ou eliminar estes problemas que podem se proliferar. Para evitarmos surtos, vamos iniciar a ação antes das férias de verão, ou seja, antes do retorno às aulas. Sabemos que o verão, por ser uma estação com altas temperaturas, proporciona esses parasitas. Quanta à sarna, o principal motivo tem sido o número alarmante de atendimento nos ESFs no setor de pediatria. Ambientes como praias e piscinas aumentam a proliferação e podem infectar todos os contatos próximos. Não podemos descartar, em nenhum dos dois quadros, a contaminação por contato íntimo", completou o coordenador.


A sarna ou escabiose é uma doença de pele e a transmissão ocorre por contato pessoal, além do compartilhamento de roupas de cama e de colchões infectados pelos parasitas causadores da doença. A falta de higiene pessoal e habitacional facilita a proliferação dos parasitas. O piolho ou pediculose é uma doença parasitária contagiosa que pode surgir na cabeça, corpo, cílios, sobrancelhas ou na região dos pêlos pubianos. O piolho causa sensação de coceira e formigamento na região afetada. 

 

 

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias